• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF
Diretoria triênio 2021/2023
Crea sedia Encontro de Profissionais de Segurança do Trabalho 2017

Crea sedia Encontro de Profissionais de Segurança do Trabalho 2017

O Encontro de Profissionais de Engenharia de Segurança do Trabalho, realizado pela Agest, reuniu cerca de 30 participantes no auditório do Crea-GO

POSSE DA DIRETORIA da AIEST: Ocorreu na sede do CREA-GO, em Goiânia, dia 24.11.2017, às 20 horas, com a presença de 4 diretores da AIEST ( que tomaram posse ), bem como das seguintes autoridades: presidente do CREA-GO, em exercício; Auditores Fiscais do MTE, presidente do Senge-GO, presidente da AGEST, presidente da ABRAEST, presidente do FDES- FÓRUM NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, Diretor Regional da ANEST, entre outros. Estiveram presentes cerca de 30 engenheiros de segurança do trabalho, que prestigiaram o evento.

O Crea-GO sediou, na última sexta-feira (24), em seu auditório, o Encontro de Profissionais de Segurança do Trabalho de 2017. O evento foi realizado pela Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Agest), com apoio do Crea-GO, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Durante o encontro, que reuniu cerca de 30 profissionais, os participantes assistiram à palestra “Atuação das empresas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, ministrada pela auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO), Roberta Roncato; e prestigiaram a posse de parte da diretoria da Associação Ibero-americana de Segurança do Trabalho (Aiest).

Abertura – Durante a abertura do evento, participaram da mesa diretiva o presidente da Agest e conselheiro do Crea-GO, Eng. Civ. e Seg. Trab. Luiz Eurípedes Rosa; o presidente em exercício do Conselho goiano, Geol. e Eng. Seg. Trab. Wanderlino Teixeira; o presidente do Senge-GO, Eng. Eletric. Gerson Tertuliano; o diretor da Anest, Eng. Agrim. e Seg. Trab. Francisco Edison Sampaio; o fundador da Aiest, Eng. Ind. Mec. e Seg. Trab. Francisco Machado; e a auditora fiscal do trabalho Roberta Roncato.

O presidente da Agest, Luiz Rosa, ressaltou que 2017 não foi um ano fácil para ninguém, “mas, apesar das dificuldades, tivemos um bom trabalho na Agest. Fizemos alguns eventos e trabalhamos fortemente junto ao Crea, à Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho e entidades de nível nacional. Também participamos de diversas ações prevencionistas em conjunto com várias entidades. E, agora, peço que nos acompanhem por nossos canais de comunicação e continuem participando de nossas ações em 2018”.

Já Wanderlino Teixeira destacou participar do evento com grande satisfação, por ser também engenheiro de Segurança do Trabalho. “Cursei Engenharia de Segurança do Trabalho sem o objetivo específico de exercer a profissão, mas achei excelente! Inclusive por sua importância para toda a sociedade”, frisou.

O presidente em exercício do Crea-GO ainda manifestou preocupação quanto ao anteprojeto de Resolução nº 008/2017, do Confea, que discrimina as atividades e competências profissionais do engenheiro de saúde e segurança e insere o título na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema, para efeito de fiscalização do exercício profissional. Para Wanderlino, a proposta, que está em consulta pública no site do Confea até o dia 19 de dezembro é “um horror” e todos devem se manifestar contrários a ela.

O presidente do Senge-GO, Gerson Tertuliano, por sua vez, ressaltou a importância de eventos que discutam assuntos tão importantes, como os ligados à Engenharia de Segurança do Trabalho. “Hoje o trabalhador está passando por situações que eu não imaginaria nem nos piores tempos que já passamos. O que tem sido feito nas Casas de Lei, principalmente com a recente reforma trabalhista, tem causado sérios transtornos aos trabalhadores. As pessoas estão cada vez mais estressadas, sujeitas a diversas doenças, então essa palestra de hoje é bastante oportuna”, explicou.

Francisco Edison Sampaio (E), Roberta Roncato, Luiz Rosa, Wanderlino Teixeira, Gerson Tertuliano e Francisco Machado (D), compuseram a mesa diretiva na abertura do evento

Já Francisco Machado destacou o apreço pela cidade de Goiânia e destacou se tratar de um evento duplo, que, além da palestra, contou também com a posse da diretoria da Aiest. “O mundo está globalizado e, neste cenário, ou nós nos internacionalizamos, ou ficamos para trás. Por isso a Associação Ibero-americana integra as três Américas – do Sul, Central e do Norte –, mais os países que descobriram o mundo: Portugal e Espanha. E hoje é um dia importante para o Crea-GO, pois dois dos membros da diretoria da Aiest, incluindo seu presidente, são daqui de Goiás, e certamente auxiliarão a Associação a prosperar”, destacou.

Posse – Logo após a abertura, o fundador da Aiest, Francisco Machado, comandou uma breve cerimônia de posse da diretoria da Associação. Na ocasião, foram empossados Francisco Edison Sampaio, como presidente; o Eng. Civ. e Seg. Trab. José Delfino Lima, que é atual presidente da Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Abraest), como 1º vice-presidente; Luiz Rosa, como diretor financeiro; e o próprio Francisco Machado, como membro do Conselho Consultivo da Associação.

A diretoria empossada da Aiest: Luiz Rosa (E), Francisco Machado, José Delfino e Francisco Edison Sampaio (D)

Após ser empossado, o presidente Francisco Edison ressaltou estar em um “momento especial”. “A Associação Ibero-americana de Engenharia de Segurança do Trabalho tem uma missão muito nobre; muito importante, que é alinhar ações com as demais entidades nacionais e internacionais, sejam oficiais ou não, tendo em vista a defesa de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável. É o que todos nós queremos. O trabalho é fundamental para o desenvolvimento e geração de riquezas, mas precisamos que o trabalho aconteça, sempre, preservando a vida das pessoas”, destacou.

Palestra – Após a posse da diretoria da Aiest, seguiu-se a palestra “Atuação das empresas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”. Em sua

A auditoria fiscal Roberta Roncato, durante sua palestra

oportunidade, Roberta Roncato, auditora fiscal da SRTE-GO, tratou da prevenção de acidentes de trabalho com foco na análise. “Falamos sobre como, a partir da análise do acidente, buscar sua prevenção, para que novos eventos não aconteçam”, resumiu. A palestrante ainda destacou a importância do evento. “A saúde e a segurança dos trabalhadores dependem muito do ambiente de trabalho, então, eventos como este são de fundamental importância.” Após a palestra, Roberta e o também auditor fiscal da SRTE-GO Rogério Araújo esclareceram dúvidas dos participantes.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E VEJA TODAS AS FOTOGRAFIAS DA POSSE DA AIEST, em Goiânia-GO, dia 24 de novembro de 2017.

[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”POSSE DA AIEST”]

Tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support