Fundada em 27 de setembro de 1986, em S. Paulo, no Auditório do SEESP- Sindicato dos Engenheiros do Estado de S. Paulo, a AIEST foi registrada no 6° Ofício de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, n° 12.772 ( em 05.05.87 ), para desenvolver atividades de engenharia de segurança do trabalho, nos países Ibero Americanos, visando o intercâmbios de informações técnicas e científicas, principalmente na realização de eventos na área, entre os países membros, como também articular-se com Organizações Internacionais do Trabalho, principalmente a OIT- Organização Internacional do Trabalho.

Na fundação, participaram representantes dos seguintes países: Brasil; Espanha; Portugal, México; Argentina e Paraguai (6 países). Decidiu-se que a sede seria permanentemente no Brasil, com Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, composta por engenheiros brasileiros, filados à ANEST, por meio de suas Filiadas Estaduais. Já os Países Membros teriam cada um, 1 VICE PRESIDENTE apenas, como Representantes na AIEST, cada um com direito a 1 VOTO, nas ASSEMBLÉIAS GERAIS pertinentes, podendo cada País montar uma estrutura administrativa interna, a seu critério, como prevê o Estatuto da AIEST.

A AIEST participou como PARCEIRA DA ANEST, em todos os eventos CONEST, por meio de participação em 1 painel Internacional, ao longo desses 31 anos de existência. Participou de Assembléia na OIT, em Genebra, na pessoa do então 1° Vice presidente da AIEST, Celso Atienza, em 1986. Participou de todos os Concursos Nacionais de Monografias sobre SST, promovidos anualmente, pela ANEST, na década de 80, em Brasília-DF, na qualidade de AVALIADORA dos Trabalhos. Participou como CONSULTOR TÉCNICO do MEC, da OIT e da CÂMARA AMERICANA DE COMÉRCIO, na década de 80.

Foram eleitos os seguintes presidentes da AIEST, ao longo de nossa história: Fundador e 1° Presidente: Francisco Machado da Silva: gestão 1986 a 1996 ( mandato de 5 anos com 1 reeleição ). Foi eleito na gestão seguinte, o eng° Celso Atienza: mandato 1996 a 2006 ( reeleito ). Após, foi eleito, o eng° Nelson Burille: mandato: 2007 a 2017 ( reeleito ).

A ANEST solicitou filiação à AIEST, no decorrer da AGE, que instalou a AIEST, em setembro de 1986, sendo acatado pelos Países Membros.
Os FUNDADORES DA AIEST, no Brasil, são: Francisco Machado, Celso Atienza, Nelson Burille, Elizabeth Cox, Ubirajara Tannuri, Luiz Faro, Laerte Conceição, Jonísio Lustosa e Ernesto Júlio Lopes.

ASSIM NASCEU A AIEST.

BRASÍLIA, 30 de agosto de 2017.