FINALIDADE DA ANEST

Congregar e representar pessoas físicas e jurídicas vinculadas à área de ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO tomando posição em torno dos problemas fundamentais da área de segurança e saúde no trabalho além de formular diretrizes básicas para subsidiar o estabelecimento de política nacional para o setor.

QUEM SOMOS

A Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST, fundada em 26 de novembro de 1984, é uma associação civil, com fins de utilidade pública.  Conforme seu estatuto, foi constituída com objetivos de coordenar e manter Intercâmbio Técnico e Científico com Órgãos públicos e privados, Instituições, inclusive a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e demais Associações no âmbito Nacional e Internacionais ligadas à Engenharia de Segurança do Trabalho, e fundamentalmente defender os interesses de todos os Engenheiros de Segurança do Trabalho, em todo o território nacional, conforme preceitua a legislação em vigor, com o objetivo de colaborar com os poderes públicos, entidades sindicais e demais segmentos produtivos da sociedade brasileira, pugnando pelo interesse a solidariedade dos respectivos profissionais da sua subordinação aos interesses nacionais.

A HISTÓRIA DA ANEST- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO – PASSADO, PRESENTE e FUTURO

A ANEST nasceu nas esteiras das ¨DIRETAS JÁ¨ e nos ares da ¨NOVA REPÚBLICA¨, no Brasil, em 26 de novembro de 1984, em Brasília – DF, há 33 anos, reunindo 27 profissionais no âmbito da engenharia de segurança do trabalho, com a seguinte MISSÃO:

a) Capacitar os engenheiros de segurança do trabalho para servir à sociedade brasileira, mormente os trabalhadores, nas atividades laborais;
b) Implementar parcerias com os Órgãos Públicos e Empresas, visando otimizar as ações de SST, nas atividades laborais;
c) Propor ao Governo Políticas Públicas no âmbito de SST;
d) Criar Entidades Estaduais, Nacionais e Internacionais em SST, visando integrar as ações pertinentes;
e) Buscar ações de SST nas 3 Esferas da República ( Executivo, Legislativo e Judiciário ) e nos 3 níveis de Governo ( União, Estados e Municípios ), visando elaborar parcerias e integração de valores e missão em SST, no País.

Assim nasceu a ANEST, com sede de mudança e realizações, no País, a qual criou já no 1° ano de sua fundação, em 1985, 19 Entidades Estaduais Filiadas: DF; MS; PB; RS; SP; MT; GO; TO; ACRE; AMAZONAS; RO; MARANHÃO; PI; CE; RN; PE; SE; AL e AMAPÁ, que passaram a promover os CONEST- CONGRESSOS NACIONAIS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, hoje na 19ª edição ( 2017 ), de pleno êxito, cuja principal marca registrada são os MANIFESTOS/CARTAS À NAÇÃO BRASILEIRA, inseridos em nosso site.

A ANEST tem como determinação Estatutária a democratização do poder, isto é: os mandatos são de 3 anos, sem reeleição, e com alternância na presidência, por Regiões. Assim, já tivemos presidentes nas 5 Regiões Brasileiras, como fundamentos e princípios irrevogáveis. Daí a sua força. Daí a sua abrangência. Daí a sua transparência. Daí as suas realizações.
Temos atualmente parcerias com as seguintes Entidades e Órgãos Públicos, no País:

  • MPT;
  • MTE;
  • CONGRESSO NACIONAL;
  • CORPO DE BOMBEIROS;
  • ABNT;
  • SISTEMA CONFEA/CREAs e MÚTUA;
  • ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E CÂMARAS MUNICIPAIS;
  • OIT;
  • e MEC, dentre outros.

A ANEST foi a IDEALIZADORA da criação da FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE ENGENHARIA NO CONGRESSO NACIONAL, em 2007.

Foi a IDEALIZADORA da criação do 1° MARCO REGULATÓRIO DE EST NO BRASIL E NO MUNDO, em 2012;

Foi a IDEALIZADORA da criação da ANDEST – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DOCENTES EM EST, no Brasil, em 2005;

Foi a IDEALIZADORA DA CRIAÇÃO DA AIEST – ASSOCIAÇÃO IBERO AMERICANA DE EST, em 1987, reunindo Portugal, Espanha, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A ANEST foi uma das principais Entidades que elaborou e criou a ENGENHARIA PÚBLICA NO BRASIL, em 2011. Também com as DIGITAIS DA ANEST,  em 1985, no decorrer do 1° CONEST, promoção da ANEST, em Brasília, no dia 27 de novembro, na sede do CONFEA, nossa Lei 7410 / 85, foi assinada pelo presidente da República, José Sarney, no Gabinete Presidencial, no dia 27.11, na presença de nosso Patrono, engenheiro Luis Faro, em conjunto com o Deputado Federal Maluly Neto, ambos de saudosa memória, que foram lá exatamente para desengavetar tal Lei, que em seguida, com o TRIUNFO NAS MÃOS,  se dirigiram ao 1° CONEST, NO MESMO DIA, levando e lendo a LEI que nos instituiu, no País.

Não pára aí nossas atividades de VANGUARDA EM SST NO BRASIL:

  • ANEST foi a IDEALIZADORA das primeiras discussões sobre a SST no Serviço Público no Brasil, criando no Congresso Nacional um GT- GRUPO DE TRABALHO, no Senado Federal, reunindo 14 profissionais de SST, de notório saber, sob a coordenação da ANEST, que promoveu 2 Audiências Públicas, no Senado Federal, bem como realizou 3 (TRÊS) CONAST – CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE SST NO SERVIÇO PÚBLICO ( GO; DF e RS ), que culminou com a aprovação no SENADO FEDERAL do ANTE PROJETO DE LEI em SST no Serviço Público, em 2014. Esse DOCUMENTO foi entregue ao MINISTÉRIO DO TRABALHO, para dar sequência à tramitação no Executivo.
  • A ANEST ainda criou a ONG/OSCIP DE ENGENHARIA NO BRASIL: OEAA– Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em 2007, em Brasília, que participou de forma efetiva na aprovação da Lei de Engenharia Pública, no Brasil, bem como criou o FDES – FÓRUM NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, visando elaborar, discutir e aprovar PROJETO DE NAÇÃO, em Brasília-DF, em 2012, cujas ações estão em pleno exercício.