• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF

Institucional

FINALIDADE DA ANEST

Congregar e representar pessoas físicas e jurídicas vinculadas à área de ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO tomando posição em torno dos problemas fundamentais da área de segurança e saúde no trabalho além de formular diretrizes básicas para subsidiar o estabelecimento de política nacional para o setor.

QUEM SOMOS

A Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST, fundada em 26 de novembro de 1984, é uma associação civil, com fins de utilidade pública.  Conforme seu estatuto, foi constituída com objetivos de coordenar e manter Intercâmbio Técnico e Científico com Órgãos públicos e privados, Instituições, inclusive a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e demais Associações no âmbito Nacional e Internacionais ligadas à Engenharia de Segurança do Trabalho, e fundamentalmente defender os interesses de todos os Engenheiros de Segurança do Trabalho, em todo o território nacional, conforme preceitua a legislação em vigor, com o objetivo de colaborar com os poderes públicos, entidades sindicais e demais segmentos produtivos da sociedade brasileira, pugnando pelo interesse a solidariedade dos respectivos profissionais da sua subordinação aos interesses nacionais.

A HISTÓRIA DA ANEST- ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO – PASSADO, PRESENTE e FUTURO

A ANEST nasceu nas esteiras das ¨DIRETAS JÁ¨ e nos ares da ¨NOVA REPÚBLICA¨, no Brasil, em 26 de novembro de 1984, em Brasília – DF, há 33 anos, reunindo 27 profissionais no âmbito da engenharia de segurança do trabalho, com a seguinte MISSÃO:

a) Capacitar os engenheiros de segurança do trabalho para servir à sociedade brasileira, mormente os trabalhadores, nas atividades laborais;
b) Implementar parcerias com os Órgãos Públicos e Empresas, visando otimizar as ações de SST, nas atividades laborais;
c) Propor ao Governo Políticas Públicas no âmbito de SST;
d) Criar Entidades Estaduais, Nacionais e Internacionais em SST, visando integrar as ações pertinentes;
e) Buscar ações de SST nas 3 Esferas da República ( Executivo, Legislativo e Judiciário ) e nos 3 níveis de Governo ( União, Estados e Municípios ), visando elaborar parcerias e integração de valores e missão em SST, no País.

Assim nasceu a ANEST, com sede de mudança e realizações, no País, a qual criou já no 1° ano de sua fundação, em 1985, 19 Entidades Estaduais Filiadas: DF; MS; PB; RS; SP; MT; GO; TO; ACRE; AMAZONAS; RO; MARANHÃO; PI; CE; RN; PE; SE; AL e AMAPÁ, que passaram a promover os CONEST- CONGRESSOS NACIONAIS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, hoje na 19ª edição ( 2017 ), de pleno êxito, cuja principal marca registrada são os MANIFESTOS/CARTAS À NAÇÃO BRASILEIRA, inseridos em nosso site.

A ANEST tem como determinação Estatutária a democratização do poder, isto é: os mandatos são de 3 anos, sem reeleição, e com alternância na presidência, por Regiões. Assim, já tivemos presidentes nas 5 Regiões Brasileiras, como fundamentos e princípios irrevogáveis. Daí a sua força. Daí a sua abrangência. Daí a sua transparência. Daí as suas realizações.
Temos atualmente parcerias com as seguintes Entidades e Órgãos Públicos, no País:

  • MPT;
  • MTE;
  • CONGRESSO NACIONAL;
  • CORPO DE BOMBEIROS;
  • ABNT;
  • SISTEMA CONFEA/CREAs e MÚTUA;
  • ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E CÂMARAS MUNICIPAIS;
  • OIT;
  • e MEC, dentre outros.

A ANEST foi a IDEALIZADORA da criação da FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE ENGENHARIA NO CONGRESSO NACIONAL, em 2007.

Foi a IDEALIZADORA da criação do 1° MARCO REGULATÓRIO DE EST NO BRASIL E NO MUNDO, em 2012;

Foi a IDEALIZADORA da criação da ANDEST – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DOCENTES EM EST, no Brasil, em 2005;

Foi a IDEALIZADORA DA CRIAÇÃO DA AIEST – ASSOCIAÇÃO IBERO AMERICANA DE EST, em 1987, reunindo Portugal, Espanha, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A ANEST foi uma das principais Entidades que elaborou e criou a ENGENHARIA PÚBLICA NO BRASIL, em 2011. Também com as DIGITAIS DA ANEST,  em 1985, no decorrer do 1° CONEST, promoção da ANEST, em Brasília, no dia 27 de novembro, na sede do CONFEA, nossa Lei 7410 / 85, foi assinada pelo presidente da República, José Sarney, no Gabinete Presidencial, no dia 27.11, na presença de nosso Patrono, engenheiro Luis Faro, em conjunto com o Deputado Federal Maluly Neto, ambos de saudosa memória, que foram lá exatamente para desengavetar tal Lei, que em seguida, com o TRIUNFO NAS MÃOS,  se dirigiram ao 1° CONEST, NO MESMO DIA, levando e lendo a LEI que nos instituiu, no País.

Não pára aí nossas atividades de VANGUARDA EM SST NO BRASIL:

  • ANEST foi a IDEALIZADORA das primeiras discussões sobre a SST no Serviço Público no Brasil, criando no Congresso Nacional um GT- GRUPO DE TRABALHO, no Senado Federal, reunindo 14 profissionais de SST, de notório saber, sob a coordenação da ANEST, que promoveu 2 Audiências Públicas, no Senado Federal, bem como realizou 3 (TRÊS) CONAST – CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE SST NO SERVIÇO PÚBLICO ( GO; DF e RS ), que culminou com a aprovação no SENADO FEDERAL do ANTE PROJETO DE LEI em SST no Serviço Público, em 2014. Esse DOCUMENTO foi entregue ao MINISTÉRIO DO TRABALHO, para dar sequência à tramitação no Executivo.
  • A ANEST ainda criou a ONG/OSCIP DE ENGENHARIA NO BRASIL: OEAA– Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em 2007, em Brasília, que participou de forma efetiva na aprovação da Lei de Engenharia Pública, no Brasil, bem como criou o FDES – FÓRUM NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, visando elaborar, discutir e aprovar PROJETO DE NAÇÃO, em Brasília-DF, em 2012, cujas ações estão em pleno exercício.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support