• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF
Diretoria triênio 2021/2023
24º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho aconteceu em Recife/PE

24º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho aconteceu em Recife/PE

Por Laercio Silva

TST Jornalista DRT 003919

No período de 21 a 23 de novembro de 2022 a cidade do Recife PE sediou 24º CONEST no Centro de Eventos FPS- Faculdade Pernambucana de Saúde, localizada no bairro de Imbiribeira, Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho com o tema “A Evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho no Contexto da Revolução 4.0”.

O congresso nacional de engenharia de segurança do trabalho somou esforços garantindo adaptação dos profissionais facilitando a integração com as novas tecnologias, contribuiu para a qualificação profissional sobre revolução 4.0 que tem influenciado o setor de segurança e saúde no trabalho, facilitando a implementação de procedimentos de segurança e saúde e a comunicação entre os diversos setores dentro de uma empresa, agilizando a transmissão de dados de maneira segura, uma grande oportunidade para profissionais e estudantes interessados na temática receberem atualização técnica, científica e legislativa.

Evento técnico-científico contou com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, com representações de técnicos especialistas oriundos de Portugal, Miguel Corticeiro, Marta Vasconcelos, Luis Almeida, Helder Simões, Mário Velindro e Catarina Cosme.

O evento reuniu um público de 600 participantes, considerado o maior congresso de engenharia de segurança do trabalho do Brasil e um dos maiores do mundo que ajuntou empresários, médicos do trabalho, estudantes, ergonomistas, fisioterapeutas, sindicalistas, advogados, enfermeiros do trabalho, técnicos, tecnólogos, engenheiros de segurança do trabalho, entre outros.

Evento é realizado anualmente pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), este ano em conjunto com Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mutua).

Encontro com debates abertos e democráticos para o desenvolvimento prevencionistas nas áreas de segurança e saúde no trabalho, realizado em formato híbrido, disponibilizou painéis e minicursos à distância.

Benvenuto Gonçalves, natalense, Presidente da ANEST assinou termo de intenção/cooperação que facilitará o acesso de pessoas que pretendem estudar fora do país, principalmente em Portugal, que podem aproveitar essa oportunidade para fazer um intercâmbio de conhecimento.

Diz respeito à integração entre o mundo virtual e o mundo real, englobando algumas tecnologias para automação e troca de dados. “A Revolução 4.0 tem influenciado o setor de segurança e saúde no trabalho, facilitando a implementação de procedimentos de segurança e saúde e a comunicação entre os diversos setores dentro de uma empresa, agilizando a transmissão de dados de maneira segura.

Antes, alguns processos e documentações levavam dias para ser organizados e hoje isso é possível com mais facilidade. O uso de sistemas é mais prático, ajuda a reconhecer os riscos nos ambientes de trabalho e assim tomar as medidas de controle cabíveis”, explica Audenor Marinho.

Quem participa da mesa de abertura é o diretor do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Mário Velindro.

Destaque para Backdrop e electronic panel na entrada dos stands com exibições dos patrocinadores e apoiadores do evento.

Fonte: Blog do Laercio Silva

Matéria original: https://laerciojsilva.blogspot.com/2022/11/24-congresso-nacional-de-engenharia-de.html?m=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support