• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF
Diretoria
Inovação tecnológica na pauta dos engenheiros de Segurança do Trabalho

Inovação tecnológica na pauta dos engenheiros de Segurança do Trabalho

No estande do Confea: Benvenuto Gonçalves, presidente da Anest (esq.), e os palestrantes Maria Aparecida (Painel da Mulher) e Edwar Gonçalves (minicurso Segurança e Saúde no Trabalho)

Matéria publicada originalmente no site do Confea

Com patrocínio do Confea, o 22º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) foi realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na capital mato-grossense. “O apoio do Conselho Federal ao evento foi muito importante para trazer conhecimento, trabalhos científicos e interação aos profissionais de Cuiabá”, enalteceu o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Benvenuto Gonçalves.

A temática Inovação Tecnológica e o Futuro da Engenharia de Segurança do Trabalho foi o destaque da programação que abrangeu conferências, painéis e minicursos promovidos pela Anest, em parceria com a Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest), além do patrocínio do Crea de Mato Grosso.

O conselheiro federal e eng. mec. e seg. trab. Carlos de Laet Simões esteve no evento representando o Confea. Para ele, a programação foi expressiva por promover debate entre os engenheiros de Segurança do Trabalho sobre assuntos técnicos, científicos e legislativos. “Este é o maior congresso da área no Brasil, que tem participação de vários profissionais e acadêmicos”, comentou, ao elogiar o alinhamento da programação com os temas da atualidade. “Ressalto a realização do minicurso sobre o Programa de Gerenciamento de Risco, o PGR, considerado a grande novidade da área de Segurança do Trabalho. Esse programa irá conglomerar todas as Normas Regulamentadoras, o que irá facilitar a prestação de serviços no segmento”, disse, lembrando que a previsão é de que o PGR entre em vigor em agosto de 2021. “Essa grande vertente despertou minha atenção e do público em geral”, acrescentou Laet.

No evento, o Confea marcou presença ainda com estande, distribuição de publicações técnicas e esclarecimentos de dúvidas sobre o Sistema Profissional.

Conselheiro federal, eng. mec. Carlos de Laet (esq.)

Abertura

O evento, realizado no Hotel Fazendo Mato Grosso, teve a participação também do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, e de outras autoridades durante a cerimônia de abertura.

João Valente comentou a satisfação de receber profissionais para discutir uma área tão importante como a da segurança do trabalho. “Através das condições que a pandemia nos trouxe aprendemos a lidar com situações que antes não eram cogitadas. Hoje realizamos cursos e palestras por videoconferências trazendo mais celeridade e maior participação de nossos profissionais, e os que se fazem presente no evento aproveitem ao máximo e levem com vocês o conhecimento de uma atividade tão importante como é a Engenharia de Segurança do Trabalho”, destacou o presidente do Crea-MT.

O público teve acesso a informações e publicações institucionais no espaço do Confea

A presidente da Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Suzan Lannes, congratulou os profissionais presentes no auditório. “Sei que muitos de vocês estão preocupados com as decorrências desta pandemia que assola o nosso país e o mundo, mas são muitos destemidos e acreditaram na associação que poderia proporcionar a todos um congresso de muito conteúdo e que respeite todas as medidas preventivas ao combate da covid-19”, discursou Suzan.

O coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), Milton Alves, também elogiou a organização do evento. “Parabenizo todos os colaboradores do Crea-MT e do Confea que organizaram este evento, pois com o esforço destas pessoas, os profissionais estão resguardados e preparados para participarem do evento”.

Ao final da abertura, o representante do presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), eng. mec. Francisco Machado, fez um panorama do congresso e destacou a importância da realização do Conest. “O engenheiro de Segurança do Trabalho cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja desenvolvendo projetos e ações prevencionistas ou mesmo atuando como Perito Trabalhista. Atualmente, de acordo com dados estatísticos do Confea, são 62 mil profissionais dessa modalidade da Engenharia no país, ativos cadastrados nos Conselhos Regionais de Agronomia e Engenharia. Neste contexto, entende-se importantíssima a realização de eventos do nosso segmento, como o 22º Conest. Tal evento, abre oportunidade para os profissionais que atuam nessa área para contato com experiências bem-sucedidas em Segurança e Saúde no Trabalho, além de integração da classe”.

 

A comissão científica do Conest desenvolveu uma programação com temas que foram apresentados por diversos especialistas no assunto, os quais promoveram uma gama de debates contribuindo ainda mais para o desenvolvimento e conhecimentos de todos os participantes presentes no congresso. Estas foram algumas atividades apresentadas no congresso: Desafios da Segurança do Trabalho no Cenário Nacional; Técnicas de Engenharia de Segurança do Trabalho; A Mulher em Destaque na Engenharia de Segurança do Trabalho.

Equipe de Comunicação do Confea

Com informações e fotos do Crea-MT e Glênio Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support