• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF

HISTÓRIA SUCINTA DA AIEST- ASSOCIAÇÃO IBERO AMERICANA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Fundada em 27 de setembro de 1986, em S. Paulo, no Auditório do SEESP- Sindicato dos Engenheiros do Estado de S. Paulo, a AIEST foi registrada no 6° Ofício de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, n° 12.772 ( em 05.05.87 ), para desenvolver atividades de engenharia de segurança do trabalho, nos países Ibero Americanos, visando o intercâmbios de informações técnicas e científicas, principalmente na realização de eventos na área, entre os países membros, como também articular-se com Organizações Internacionais do Trabalho, principalmente a OIT- Organização Internacional do Trabalho.

Na fundação, participaram representantes dos seguintes países: Brasil; Espanha; Portugal, México; Argentina e Paraguai (6 países). Decidiu-se que a sede seria permanentemente no Brasil, com Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, composta por engenheiros brasileiros, filados à ANEST, por meio de suas Filiadas Estaduais. Já os Países Membros teriam cada um, 1 VICE PRESIDENTE apenas, como Representantes na AIEST, cada um com direito a 1 VOTO, nas ASSEMBLÉIAS GERAIS pertinentes, podendo cada País montar uma estrutura administrativa interna, a seu critério, como prevê o Estatuto da AIEST.

A AIEST participou como PARCEIRA DA ANEST, em todos os eventos CONEST, por meio de participação em 1 painel Internacional, ao longo desses 31 anos de existência. Participou de Assembléia na OIT, em Genebra, na pessoa do então 1° Vice presidente da AIEST, Celso Atienza, em 1986. Participou de todos os Concursos Nacionais de Monografias sobre SST, promovidos anualmente, pela ANEST, na década de 80, em Brasília-DF, na qualidade de AVALIADORA dos Trabalhos. Participou como CONSULTOR TÉCNICO do MEC, da OIT e da CÂMARA AMERICANA DE COMÉRCIO, na década de 80.

Foram eleitos os seguintes presidentes da AIEST, ao longo de nossa história: Fundador e 1° Presidente: Francisco Machado da Silva: gestão 1986 a 1996 ( mandato de 5 anos com 1 reeleição ). Foi eleito na gestão seguinte, o eng° Celso Atienza: mandato 1996 a 2006 ( reeleito ). Após, foi eleito, o eng° Nelson Burille: mandato: 2007 a 2017 ( reeleito ).

A ANEST solicitou filiação à AIEST, no decorrer da AGE, que instalou a AIEST, em setembro de 1986, sendo acatado pelos Países Membros.
Os FUNDADORES DA AIEST, no Brasil, são: Francisco Machado, Celso Atienza, Nelson Burille, Elizabeth Cox, Ubirajara Tannuri, Luiz Faro, Laerte Conceição, Jonísio Lustosa e Ernesto Júlio Lopes.

ASSIM NASCEU A AIEST.

BRASÍLIA, 30 de agosto de 2017.

[Best_Wordpress_Gallery id=”13″ gal_title=”POSSE DA AIEST”]

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support