• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF

Políticas Públicas e engenharia nacional são temas de painel no Contecc

Políticas Públicas e engenharia nacional são temas de painel no Contecc

Teresina (PI), 13 de agosto de 2014.

O painel “Políticas Públicas” lotou a sala multiuso do Centro de Convenções Atlantic City na tarde desta quarta-feira (13/8), na programação do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), durante a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Teresina (PI).

O engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Francisco Machado da Silva, presidente do Fórum Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (FDES), apresentou as conclusões do Grupo de Trabalho (GT) de Políticas Públicas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do qual faz parte como representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Criado em fevereiro deste ano e finalizado em julho, o GT concluiu quatro propostas direcionadas ao Confea e mais 22 propostas que serão encaminhadas aos presidenciáveis, aos partidos políticos e aos poderes constituintes, com cinco eixos prioritários: infraestrutura (energia, transporte, telecomunicações e saneamento), meio ambiente e desenvolvimento urbano (habitação e mobilidade), recursos minerais, recursos hídricos, política agrícola e segurança alimentar.

“A principal contribuição do GT é resgatar o princípio do planejamento e da participação da sociedade no processo de elaborar e propor o projeto de nação, que é missão da sociedade e está acima de governos e partidos políticos, notadamente no âmbito de políticas públicas e de reformas estruturais do estado”, explicou Francisco Machado.

Integrante do GT de Políticas Públicas presente na plateia, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), engenheira agrônoma Giucélia Araújo, ressaltou a importância do desenvolvimento deste trabalho para a sustentabilidade do País. “Formular, a partir do acúmulo de experiências do Sistema Confea/Crea, sugestões de diretrizes para a construção de políticas públicas. Experiências como o Pensar Brasil e Agenda 21 dialogaram com todos os segmentos organizados no Sistema e apresentaram propostas de extrema relevância em áreas estratégicas que, se implementadas pelos governos, em muito contribuirão para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, destacou.

O engenheiro de transportes Cyro Regis Castelo Vieira, assessor da Secretaria de Infraestrutura do Ceará, substituindo o secretário Francisco Adail Fontenele, apresentou para os participantes do Contecc as políticas públicas desenvolvidas em seu Estado, que objetivam incrementar o desenvolvimento cearense, e servem como exemplo de investimentos de interesse para a engenharia nacional.

Transporte de cargas, energia e siderurgia foram os pilares do programa cearense de desenvolvimento. O Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP), localizado nos municípios de São Gonçalo do Amarante (CE) e Caucaia (CE), recebe investimentos constantes. Em 2011, o projeto de expansão implantou um sistema de correia transportadora e um terminal de múltiplas utilidades. Atualmente, a Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) marca a segunda expansão do porto, que terá três berços de atracação construídos e um sistema de correia transportadora para minérios. Há previsão de uma terceira fase em 2015 para adaptar a estrutura do porto à operação da refinaria de petróleo. Já os investimentos em rodovias, entre 2007 e 2014, representaram um crescimento de malha rodoviária em 20%. Além disso, o Ceará tem investido na geração de fontes de energias limpas, eólica, solar e termelétrica.

“Significa muito apresentar nosso trabalho na Soea, porque a classe de engenheiros é uma classe imensa nesse País e responsável diretamente pela execução das obras de infraestrutura, sem os quais isso não seria possível”, afirmou Cyro Vieira.

Teve destaque ao final a participação dos estudantes, interessados em saber como participar da renovação do Sistema e quais os meios possíveis de atuação social a partir da engenharia pública. Sávio Izidório, estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Piauí, disse: “espero que minha função não seja só uma função técnica e científica, mas tenha também uma função social. Tiro estas palestras com um incentivo para que, não só eu como também meus colegas possamos fazer uma reforma no Sistema Confea/Crea no futuro e quem sabe também no próprio sistema da sociedade brasileira, já que os engenheiros são parte responsável pelas reformas socioeconômicas da nossa sociedade”.

Luciana Braga
Assessoria de Comunicação do Crea-SE

Para visualizar o conteúdo clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support