• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF
Ultimas Notícias
Presidente Joel Krüger destaca principais atividades à frente do Confea

Presidente Joel Krüger destaca principais atividades à frente do Confea

Em live com a eng. prod. e eng. seg. trab. Iva Barbosa, presidente do Fórum Feminino da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – Fanest e membro do Fórum Lusófono de Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho (FoLESST), na manhã desta sexta (16/12), para o programa Café com Segurança, no Instagram, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, abordou diversos temas referentes à “Importância da Engenharia, Agronomia e Geociências para o Desenvolvimento Nacional”.

Ao final do evento, o presidente foi convidado a participar do 4º Encontro Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – Enest, a ser realizado de 26 a 28 de abril de 2023, em Salvador, cidade de onde o programa é realizado. “Essa homenagem apresenta os feitos da Engenharia de Segurança do Trabalho, uma homenagem com muito merecimento para quem tão bem nos representa”, disse a apresentadora, conhecida como Iva Bella, ao final da live sobre a homenagem prestada pela Anest durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia, em outubro. Confira os principais trechos.

Detalhe da conversa pelo Instagram @IvaBellaoficial
Detalhe da conversa pelo Instagram @IvaBellaoficial

Mulher na Engenharia
Parabenizo a Anest e todas as mulheres da Anest por criar este Fórum o qual você preside. Ainda no Crea-PR, criamos o Comitê Mulheres. A nossa preocupação era abrir espaços dentro do Sistema e da sociedade para as mulheres profissionais e a mulher na sociedade em geral porque sabemos as dificuldades que vocês enfrentam no dia a dia. Quando assumimos o Confea, programamos aqui na nossa gestão criar esse programa para todo o Brasil, implementá-lo nas 27 unidades da federação, criando seu Programa Mulher em cada entidade, aumentando a participação das profissionais no Sistema, organizando, tendo voz, ocupando esse espaço que é de direito. E quero ver em breve uma mulher à frente do nosso Conselho Federal. Então, é um programa pelo qual tenho muito carinho. Vendo a Anest criando esse setor, vejo com muita alegria trazer esse debate para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Eleição pela internet
Essa eleição é um dos grandes legados que vamos deixar da nossa gestão, junto com o Programa Mulher. A eleição pela internet é disruptiva. Nós tínhamos uma eleição presencial, em que a dificuldade do eleitor votar era muito grande pela distância, pelo trânsito, não era algo que animava as pessoas a votar. Essa eleição é um marco que dá voz a todos os profissionais, que podem exercer o direito a voto até fora do país e com total segurança porque é uma empresa especializada e auditada, além da fiscalização do próprio Confea, dos candidatos. A gente começou em 2021 e temos já 12 conselheiros federais eleitos por esse processo eleitoral eletrônico. E também tivemos dois presidentes de Creas eleitos, o presidente Hugo, da Paraíba, e a presidente Adriana, do estado do Pará, em decorrência dos falecimentos dos presidentes Antonio Carlos Aragão e Renato Milhomem respectivamente. Também tivemos um diretor administrativo da Mútua Rondônia, em decorrência de renúncia. Transcorre com total tranquilidade com resultados em minutos, sem qualquer intercorrência. Os profissionais em dia com o Sistema são profissionais aptos a votar. Então, é um grande legado que estamos deixando. E ontem, na plenária do Confea, nós definimos a data de 17 de novembro de 2023 para as eleições gerais do ano que vem, pela internet com total segurança e conforto para os profissionais.

Engenharia e desenvolvimento nacional
Falar da importância da engenharia, da agronomia e das geociências, é só falar as nossas obras e serviços nas nossas cidades, da nossa produção agrícola, dos nossos portos, das nossas ferrovias. O mundo depende da produção de alimentos do Brasil. Quando a gente vê esses feitos, só podemos aplaudir todas as nossas profissões. Elas são estratégicas para o desenvolvimento nacional, para a qualidade de vida das pessoas, para gerar riqueza, para que a gente possa contribuir com grandes empresas, com o cooperativismo agrícola, então, falando desses feitos, admiramos as nossas profissões feitas por cada profissional em todos os estados. A atividade de engenharia de segurança do trabalho é transversal a todas as profissões e não é apenas para os engenheiros, mas para todas as pessoas que estão se beneficiando dessas atividades. Meu reconhecimento a todos os engenheiros pelo dia 11 de dezembro, especialmente aos engenheiros de segurança do trabalho. São 89 anos de Confea, os 45 anos da Mútua e da Anotação de Responsabilidade Técnica, instrumento importante de valorização profissional. Precisamos avançar em muitos quesitos, mas isso é algo permanente, por isso estamos aqui. Estamos naquela parte de pessoas que fazem parte para a solução de problemas que existem, mas isso é inerente a todas as profissões. O que precisamos é avançar no dia a dia. Além de a gente identificar o problema, é importante contribuir para a solução. Valorizamos os nossos profissionais e empresas que são muito qualificados. A engenharia também estava na linha de frente da pandemia. Os engenheiros construíram hospitais em tempo recorde, e a qualidade do ar nos hospitais. Energia, alimentos, sinais de internet para os milhões de lives. Nós também estávamos na linha de frente, todos os nossos profissionais. Se nós fizemos isso juntos, só podemos admirar as nossas profissões. É importante a gente praticar mais o pronome nós e menos o pronome eu. Somos um coletivo, é assim que enfrentamos os nossos problemas.

Live apresentou um balanço das atividades à frente do Confea
Live apresentou um balanço das atividades à frente do Confea

Representação no plenário
A Rosa dos Ventos consta da Lei 5.194. A regularização precisa ser alterada no Congresso Nacional. Já aprovamos que tenha um conselho para cada unidade da federação. Seriam 30 conselheiros federais. Fomos até a presidência da República porque esse é o projeto que gera despesa para o Confea e os Creas, ele só pode ser apresentado pelo Executivo. Negociamos com a presidência da República e o PL 1024 já tramitou em algumas comissões, mas a dificuldade é que quando se apresenta o projeto, começam a aparecer emendas, o que é legítimo, e foram apensadas outras matérias, algumas com as quais estamos de acordo, como a regulamentação do Crea-JR. Agora, tem questões da 1024, como a entrada indiscriminada de profissionais estrangeiros, que não estamos concordando, a não ser que houvesse a reciprocidade como a que temos hoje em relação a Portugal, por exemplo. Outro ativo que nos preocupou que foi apensado nesse projeto tira da lei a eleição direta do Sistema, algo que é um retrocesso.  Acreditamos que a gente consiga aprovar esse projeto no ano que vem com um representante de cada unidade da federação. Mas isso depende do Congresso. Hoje, por exemplo, tínhamos aprovado uma sessão solene na Câmara dos Deputados, que acabou adiada por uma convocação para a discussão do orçamento geral da União de 2023.

Homenagem da Anest na Soea
Foi um momento de muita alegria e de muita honra. A gente trabalha nas nossas profissões, eu atuo como engenheiro civil e engenheiro de transportes em muitas entidades. Isso é reconhecimento da categoria, da sociedade, que é o grande combustível para a gente seguir em frente. A gente busca energia neste momento. Essa homenagem da Anest a quem agradeço em nome do presidente (da entidade) Benvenuto (Gonçalves Júnior) foi algo muito especial. Primeiro, por receber a homenagem desta categoria, desta parceria de décadas com a engenharia de segurança do trabalho. Depois, de ser o primeiro homenageado com a maior honraria da Anest. Então, foi algo muito especial. Fiz questão de andar com essa honraria no peito. Essa tem um lugar especial nos espaços de honrarias que temos, como também em meu coração. Para mim é uma alegria muito grande, um orgulho por todo o trabalho que temos, esse reconhecimento. Um orgulho para mim, para minha mãe, para minha noiva e meus seis filhos, meus e de minha noiva. Gratidão a todos os engenheiros de trabalho.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea

 

Fonte: Site Confea

Matéria original: https://www.confea.org.br/presidente-joel-kruger-destaca-principais-atividades-frente-do-confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support