• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF

A CERTIFICAÇÃO PESSOAL AGORA É OBRIGATÓRIA EM ACESSO POR CORDAS

Foi publicada, no Diário Oficial da União do dia 30 de abril, a portaria 593 que insere o anexo de Acesso por Corda na Norma Regulamentadora Nº35, denominado Anexo1, e torna obrigatória a certificação dos profissionais que atuam na atividade.

Com isso, empresas de diversos setores da indústria têm o prazo de até seis meses (até o fim de outubro) para se adequarem aos novos requisitos da norma.

O Anexo1 define Acesso por Corda como sendo a técnica de progressão com o auxílio de duas cordas (uma como mecanismo de acesso e outra como segurança), sem considerar as atividades recreacionais, esportivas e turísticas de aventura; os serviços de arboricultura e os atendimentos emergenciais de resgate.

Segundo Marcelo Neris, gerente do CEQ Abendi, “a aplicação do método por parte dos profissionais que atuam na Construção Civil, em Manutenção Predial, em Estruturas Metálicas e em Transmissão de Energia, por exemplo, após uma análise de risco, pode apresentar vantagens em relação a outras formas tradicionais de acesso, como os andaimes”.

A NR 35 fala que a atividade deve ser desempenhada “por trabalhadores certificados em conformidade com as normas técnicas nacionais vigentes de certificação de pessoas”.

No Brasil, a norma em questão é a ABNT NBR ISO/IEC 17.024, que estipula o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) como Organismo Acreditador Nacional e a Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) como um Organismo de Certificação de Pessoas acreditado.

Os exames de certificação dos profissionais dessa área seguem a ABNT NBR 15.475 e pressupõem o atendimento de pré-requisitos relacionados à escolaridade, aptidão física e experiência profissional.

A certificação, de acordo com a referida norma, trabalha com exames teóricos e práticos para três níveis de qualificação profissional (Nível 1, Nível 2 e Nível 3) e possui validade de três anos.

Pela Abendi, as provas podem ser realizadas nos CEQs de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Canoas (RS), Votorantim (SP), Rio das Ostras (RJ) e São Paulo (SP).

Para dar entrada ao processo de certificação, acesse a página http://abendici.org.br/acesso_cordas/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support