A CERTIFICAÇÃO PESSOAL AGORA É OBRIGATÓRIA EM ACESSO POR CORDAS
Foi publicada, no Diário Oficial da União do dia 30 de abril, a portaria 593 que insere o anexo de Acesso por Corda na Norma Regulamentadora Nº35, denominado Anexo1, e torna obrigatória a certificação dos profissionais que atuam na atividade.
Com isso, empresas de diversos setores da indústria têm o prazo de até seis meses (até o fim de outubro) para se adequarem aos novos requisitos da norma.
O Anexo1 define Acesso por Corda como sendo a técnica de progressão com o auxílio de duas cordas (uma como mecanismo de acesso e outra como segurança), sem considerar as atividades recreacionais, esportivas e turísticas de aventura; os serviços de arboricultura e os atendimentos emergenciais de resgate.
Segundo Marcelo Neris, gerente do CEQ Abendi, “a aplicação do método por parte dos profissionais que atuam na Construção Civil, em Manutenção Predial, em Estruturas Metálicas e em Transmissão de Energia, por exemplo, após uma análise de risco, pode apresentar vantagens em relação a outras formas tradicionais de acesso, como os andaimes”.
A NR 35 fala que a atividade deve ser desempenhada “por trabalhadores certificados em conformidade com as normas técnicas nacionais vigentes de certificação de pessoas”.
No Brasil, a norma em questão é a ABNT NBR ISO/IEC 17.024, que estipula o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) como Organismo Acreditador Nacional e a Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) como um Organismo de Certificação de Pessoas acreditado.
Os exames de certificação dos profissionais dessa área seguem a ABNT NBR 15.475 e pressupõem o atendimento de pré-requisitos relacionados à escolaridade, aptidão física e experiência profissional.
A certificação, de acordo com a referida norma, trabalha com exames teóricos e práticos para três níveis de qualificação profissional (Nível 1, Nível 2 e Nível 3) e possui validade de três anos.
Pela Abendi, as provas podem ser realizadas nos CEQs de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Canoas (RS), Votorantim (SP), Rio das Ostras (RJ) e São Paulo (SP).
Para dar entrada ao processo de certificação, acesse a página http://abendici.org.br/acesso_cordas/.