A HISTÓRIA DOS CONEST
1. O 1° CONEST foi realizado no período de 26 a 28 de novembro de 1985, no auditório do CONFEA, em Brasília, reunindo cerca de 150 engenheiros de segurança do trabalho, no Brasil. Foi no decorrer deste CONGRESSO DA ANEST, que a Lei 7410 / 85, foi assinada pelo presidente da República, José Sarney, em 27 de novembro, após audiência concedida ao Deputado Federal Maluly Neto, em companhia do eng. Luiz Faro, que foram ao presidente Sarney solicitar a assinatura, no ato. Assim ocorreu. Foi lida a referida Lei, pela 1° vez, ao vivo, antes mesmo de ser publicada no DOU. Foi um momento de êxtase, pois esse pleito era o maior sonho da área. Ocorreu no nosso 1° CONEST, em Brasíla, no 1° ano de existência da ANEST.
2. Assim a cada 2 anos ocorria um Congresso Nacional, em diversos Estados Brasileiros, nas 5 regiões, promovido pela ANEST e pela nossa filiada, na Unidade Federativa pertinente. Após 30 anos de fundação da ANEST, já realizamos 15 CONEST, sendo que realizaremos o 16°, no período de 6 a 8 de agosto de 2014, em Novo Hamburgo- RS, que promete ser o maior e mais vibrante.
3. Cabe destaque o 15° CONEST, realizado em S. Paulo, em 26 a 28 de novembro de 2013, que apresentou o MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, o 1° do Sistema Confea / Crea, pela 1° vez no Brasil, com planejamento de 10 anos, até 2022, quando o Brasil festejará os 200 anos de sua independência, que foi IDEALIZADO E COORDENADO PELA ANEST, em 2012, que após discussão, no decorrer de 1 ano, foi aprovado por unanimidade pelas Coordenadorias Especializadas em EST nos CREAs, pela Sobes e pela própria ANEST. Este Marco Regulatório será apresentado na ALEMANHA ( Global Forum For Prevention- 24 a 27 de agosto de 2014, em Frankfurt ), no decorrer do XX WORLD CONGRESS ON SAFETY AND HEALTH AT WORK 2014, pela ANEST e ABRAEST, nossa filiada. Cabe ressaltar que a iniciativa partiu da Alemanha, que tomou conhecimento do Marco Regulatório, pela mídia brasileira. É a maior conquista estratégica e política de nossa área, após a Lei 7410 / 85.
4. Ainda no 15° CONEST, em S. Paulo, em novembro de 2013, outro FATO MARCANTE PARA A HISTÓRIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL, foi a aprovação, por unanimidade, do MANIFESTO DE S. PAULO, que lançava pela 1° vez no Brasil, um MOVIMENTO NACIONAL, coordenado pela ANEST, apoiado pelo CONGRESSO NACIONAL ( Senador Paulo Paim ), para produzir ANTE PROJETO DE LEI, em 2014, em segurança e saúde no trabalho, para os 11 milhões de servidores públicos no Brasil, até hoje sem regulamentação de Lei unificada na área, que atenda aos 3 PODERES DA REPÚBLICA, NOS 3 NÍVEIS DE GOVERNO ( União, Estados e Municípios ), apesar da Constituição assim determinar, desde 1988. Essa lacuna foi resolvida por meio de 2 Audiências Públicas, no Senado Federal e por meio da I CONAST- CONFERÊNCIA NACIONAL, em Goiânia, eventos coordenados pela ANEST, que reuniu diversas Organizações Estaduais e Municipais ( Executivo, Legislativo e Judiciário ), Ministério Público, além de diversas Entidades de Engenharia e Medicina do Trabalho. Este Ante Projeto de Lei já está nas mãos do Ministério do trabalho, desde maio de 2014, que agora constituirá GT TRIPARTITE, para apreciar, discutir, aprovar e levar para a Presidência da República, pois está no âmbito do Executivo, pois envolve despesas da União. Essa é outra expressiva vitória do CONEST.