• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF
Diretoria
Crea-MT destaca Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho em entrevista do mês de outubro

Crea-MT destaca Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho em entrevista do mês de outubro

O presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho( ANEST), Benvenuto Gonçalves Júnior

Do site do Crea-MT – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), entrevistou no mês de outubro  o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho( ANEST), Benvenuto Gonçalves Júnior, que  falou sobre o 22º  Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest),  que conta com a parceria  da Associação   Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest) e o apoio do Crea Mato Grosso, Confea e Mútua.  Com o tema: “Inovação Tecnológica e o Futuro da Engenharia de Segurança do Trabalho”, evento que será realizado de 02 a 04 de dezembro, em Cuiabá.

GEMAR- Qual o objetivo do 22º congresso nacional de Engenharia de Segurança ?

Benvenuto- A ANEST realiza os denominados CONEST, reunindo as principais lideranças de Engenharia de Segurança do Trabalho, no país, integradas pelo Sistema Confea/Crea/Mútua. Esse ano faremos o Congresso com o apoio da nossa regional AMAEST – Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho, visando dar a oportunidade para os profissionais que atuam nessa área para atualização técnica, científica e legislativa, contato com experiências bem sucedidas em Segurança e Saúde no Trabalho, além de integração dos profissionais prevencionistas do Brasil.

Será uma grande oportunidade para a atualização e troca de experiências entre os profissionais de todo o país e renomados palestrantes nacionais e internacionais convidados.

 GEMAR- Qual a  Importância e relevância do evento para Cuiabá ?

Benvenuto – A realização desse evento, que alcançou ampla magnitude no território nacional e fora dele, levará à Cuiabá o que há de mais recente nas discussões nacionais e internacionais em Segurança e Saúde no Trabalho, passando pela pandemia do novo coronavírus até o novo Gerenciamento de Riscos Brasileiro – GRO, entre outros temas de importante relevância.

A realização do 22º CONEST também vem a consolidar e coroar a trajetória da AMAEST na área de Segurança do Trabalho do Estado do Mato-Grosso, a qual completou 25 anos de sua existência no ano de 2019.

GEMAR- Quem pode participar ?

Benvenuto -O público alvo do CONEST é bastante diversificado, formado principalmente de profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a segurança e a saúde do trabalhador, contemplando: Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Trabalho, Médicos do Trabalho, Advogados, Magistrados, Empresários, Profissionais de RH e estudantes.

GEMAR- Qual contribuição do evento para os profissionais e para a Engenharia de Segurança do estado ?

Benvenuto -O CONEST está em sua 22ª edição e vem crescendo a cada ano. Além de um momento de clara troca de conhecimento, a realização do evento colabora para a integração dos profissionais de segurança e saúde no trabalho de todo o país, além de criar uma mentalidade de prevenção na cultura brasileira.

GEMAR- Considerando a pandemia da COVID 19, qual o papel da associação nacional na prevenção?

Benvenuto – A COVID-  19 foi e é um dos maiores desafios atuais para todos os governos  estabelecidos no mundo, neste século, também para o Brasil, pois essa doença ainda não está totalmente conhecida, está sendo estudada pelos cientistas, no mundo inteiro. A ANEST, em parceria com a Associação dos Engenheiros de Segurança do Estado de Pernambuco – AESPE, elaborou as “Recomendações de Engenharia de Segurança do Trabalho contra o Novo Coronavírus”, logo no início da pandemia da COVID-19. Essas recomendações forma um ebook que pode ser acessado pelo site de ambas as entidades e contém orientações para a proteção dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Além dessa iniciativa, a ANEST e suas afiliadas têm realizado diversos eventos técnicos pela internet, nos quais são tratados aspectos relacionados à proteção contra o novo Coronavírus, questões jurídicas e outros temas relacionados à COVID-19 e o mundo do trabalho.

Passado o momento mais crítico da pandemia, o 22º CONEST será realizado em formato presencial, e contará com protocolos de segurança específicos para esse tipo de evento, elaborados pela ANEST e a AESPE, tornando sua realização segura para todos os envolvidos.

GEMAR- Quais os desafios para realizar o congresso dessa magnitude (o evento é internacional) no momento atual?

Benvenuto -O primeiro desafio para a realização do 22º CONEST foi a manutenção de seu formato presencial. Considerando que são necessários meses para sua programação, tal decisão envolvia uma diversidade de fatores, sendo a segurança e saúde dos participantes a prioridade, o que requereu uma flexibilização na data de realização, passando do costumeiro mês de novembro para dezembro de 2020.

A adesão dos profissionais e palestrantes foi o segundo aspecto a ser trabalhado junto à coordenação nacional e regional. O evento está em plena divulgação, mas as adaptações realizadas têm chamado a atenção dos profissionais e estudantes, inclusive pela possibilidade de apresentação dos trabalhos científicos sob a forma de banner, sem a obrigatoriedade de presença no local.

Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support