• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF
Diretoria
Homenagem à engenheira Maria Aparecida Rodrigues Estrela

Homenagem à engenheira Maria Aparecida Rodrigues Estrela

A engenheira Maria Aparecida Estrela e o presidente Benvenuto Gonçalves

No Mês das Mulheres, a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) presta homenagem à engenheira civil e de segurança do trabalho Maria Aparecida Rodrigues Estrela, vice-presidente da Anest, que faleceu em 8 de maio de 2021, vítima de câncer.

Veja o vídeo:

Aparecida Estrela, como era conhecida, nasceu em 25 de novembro de 1960, no município paraibano de Sousa, e se graduou em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1986. Pela mesma instituição, se especializou em Segurança do Trabalho, em 1991. Em 2013, assumiu a Presidência da seção paraibana da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho (Aest-PB), sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

Entre 2015 e 2020, foi conselheira regional de Engenharia e Agronomia no Crea-PB, onde coordenou a Comissão Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho e integrou a Comissão de Ética Profissional. “Lugar de mulher é onde ela quiser, porque sim, a mulher pode”, costumava dizer.

Um pouco antes, entre 2004 e 2011, Aparecida Estrela participou do grupo que implantou o Programa de Redução de Acidentes Elétricos de João Pessoa, que reduziu a ocorrência de mortes por eletrocutamento em 100%. Em 2013, durante o IV Encontro Estadual dos Profissionais de Segurança do Trabalho, Aparecida e seu colega José Nivaldo Barbosa idealizaram a Campanha Abril Verde, sobre saúde e segurança no trabalho. A Campanha foi promovida pela primeira vez em 2014, lançada em João Pessoa. De lá para cá, já foi mencionada pelo Papa Francisco e viu o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ser iluminado de verde em sua alusão. Por conta do Abril Verde, Aparecida Estrela recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal.

Com informações do Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support