• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF
Diretoria
MPT e ANEST discutem acordo de cooperação técnica

MPT e ANEST discutem acordo de cooperação técnica

Objetivo é garantir capacitação técnica para elaboração de normas técnicas sobre meio ambiente de trabalho

Procuradoria-Geral do Trabalho – 02/03/2022

Matéria publicada no site do Ministério Público do Trabalho.

Brasília – O Ministério Público do Trabalho e a Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Anest) trabalham na elaboração de acordo de cooperação técnica entre ambas as entidades, visando a capacitação técnica, ocupacional e pedagógica para elaboração de normas técnicas sobre meio ambiente de trabalho. No dia 16 de fevereiro, o presidente da Anest, Benvenuto Gonçalves Júnior, foi recebido pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, em Brasília.

Além do PGT, participaram do encontro, com o presidente da Anest, a coordenadora nacional e a vice-coordenadora nacional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap) do MPT, respectivamente Andrea Gondim e Ileana Neiva, a coordenadora nacional e o vice-coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Márcia Kamei e Luciano Leivas, e o coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis), Ronaldo Lima. Na ocasião, também estava presente Audenor Marinho, diretor de Planejamento da Anest.

A Anest é uma associação civil, que tem como objetivo manter intercâmbio técnico com órgãos públicos e privados e defender os interesses dos engenheiros de segurança do trabalho no país

A parceria, que já ocorre em alguns estados, servirá como referência para elaborar um acordo de abrangência nacional. Pelo acordo, o MPT oferecerá o ponto de vista jurídico e a Anest, a expertise dos trabalhadores da área, com a possibilidade de capacitar procuradores e peritos sobre questões relacionadas ao setor.

O acordo também prevê a participação em ações coletivas. A campanha do Abril Verde deve inaugurar essa parceria, oportunidade em que será destacada as subnotificações de acidentes de trabalho.

Ficou acertado que a Anest reunirá as iniciativas locais já existentes e encaminhará esboço dos termos do acordo, bem como o portfólio de serviços que a associação dispõe para a formalização da parceria institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support