• anestengenharia@gmail.com
  • EQS 102/103 - BL A - Brasília/DF

Setor Frigorífico Defende PL 2363/2011, que disciplina interpretações sobre câmaras frias

Fonte: UBABEF – 24/05/2013

A União Brasileira de Avicultura (UBABEF), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) e a Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) informam que o setor frigorífico é favorável ao Projeto de Lei 2.363/2011, de autoria do deputado Silvio Costa.

As entidades defendem que o referido PL corrige um erro de interpretação comumente causado pelo artigo 253 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que teve, como consequência, a edição da Súmula 438 pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com relação ao trabalho – e suas pausas – em câmaras frias.

O erro de interpretação reside na definição imposta pela Súmula 438 de que todo e qualquer ambiente artificialmente frio se assemelha a câmara frigorífica, fato que não é verdade. Além disto, a súmula passou a ser utilizada de forma ampliativa, funcionando como uma legislação – algo exclusivo ao Poder Legislativo, e não do judiciário.

Para tratar desse ponto, foi publicada em abril deste ano – após um extenso trabalho envolvendo trabalhadores, agroindústrias e o Ministério do Trabalho e Emprego – a Norma Regulamentadora 36, que supre essa questão e estabelece a aplicação de pausas no trabalho.

É preciso ressaltar, ainda, que o trabalhador que desenvolve suas atividades em ambientes climatizados com os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não estão sujeitos a variações térmicas prejudiciais. Por esse motivo, outra norma específica sobre o tema, a Norma Regulamentadora 15, determina que qualquer avaliação sobre essa questão seja feita de maneira técnica, por especialista, e não por regras gerais, como o parâmetro estabelecido pela Súmula 438.

Assim, defende a indústria frigorífica brasileira que a distorção existente no artigo 253, que causou a elaboração da Súmula 438, seja corrigida, dando segurança jurídica às relações entre funcionários e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support